Escola em Ribeirão Preto de Educação Infantil e Ensino Fundamental

Fale conosco (16) 3621-4650

Construindo relógios de ponteiros

31/08/2018

Por vezes queremos que as crianças se habituem a ver as horas em relógios de ponteiros, mas esquecemos que relógios digitais, disponíveis nos smartphones e tablets, são a realidade mais próxima delas.

Pensando nisso, abrimos oficinas para construir relógios de ponteiros. Tínhamos dois intuitos: criar um contexto genuíno e apresentar conceitos de matemática necessários para a construção do relógio.

Cada aluno recebeu uma máquina de relógio. Então, o desafio residia na construção do fundo do relógio, contendo os números que indicariam as horas e os minutos.

Em um primeiro momento os alunos foram convidados a construir o relógio com seu conhecimento prévio. Não demorou muito para perceberem que os relógios não estavam com as horas alinhadas, ou seja, não possuíam um espaçamento igual entre elas. O que acarretaria em uma leitura equivocada do tempo.

Então, o primeiro passo foi calcular qual seria o espaçamento exato. Se a circunferência possui 360º e queríamos dividir ela em 12 partes iguais, o cálculo era simples: 360/12 = 30º.

O segundo passo foi aprender a fazer linhas exatas com 30º de abertura entre elas. Para isso aprenderam a usar o transferidor e compasso adequadamente.

Com as marcações feitas, cada aluno personalizou o fundo do seu relógio e as máquinas foram instaladas.