Escola em Ribeirão Preto de Educação Infantil e Ensino Fundamental

Fale conosco (16) 99202-8118

Ensino Fundamental em Ribeirão Preto

ESCOLA INTERATIVA.
Uma escola para vida toda.

CONTEÚDO


Conteúdos são registros orgânicos, produções que resultam da construção de conhecimento compartilhada pelo grupo, que formam um todo inteligível e comunicável sobre determinada realidade já que Conteúdo vivo é construído não é dado.

Nas práticas Interativas o uso da expressão “Conteúdo” não conota uma informação/dado específicos de uma área de conhecimento e sim, um próprio conhecimento que se condensa na medida em que transforma o contexto em que se insere.

As ações realizadas na primeira atividade do dia letivo, fazem referência à construção de conteúdos que emergem das interlocuções do conversar sobre um assunto, relevando-se aí, as variadas conexões e vias de acesso às contribuições individuais - saberes que podem ser lógicos, afetivos, ou de qualquer natureza - todos legítimos na expressão das individualidades de alunos e professores.

Temos assim, no âmbito das conversações, a construção de um enredo que se amplia e fortalece com as contribuições de cada conversador, diversificando e enriquecendo o espaço de trocas em que essas conversas ocorrem. A compreensão e aceitação desse fato tornam a participação isenta de valores relativos à categoria da qual elas surgem, como marcadores sociais de raça, credo, classe.

No contexto da Escola Interativa, a contribuição do professor está voltada para as coerências operacionais do pensar dos conversadores, diferentemente de conduzi-las previamente por qualquer critério. Ao professor compete buscar pertinência e coerência entre as contribuições que fortaleçam o que está sendo construído pelos conversadores, sempre atento ao respeito e aceitação dos saberes dos participantes.

Aferimos se houve ou não produção de “conteúdos” observando se houve ou não mudança no pensar, expresso na linguagem dos alunos. As evidências são vistas na incorporação das contribuições dos pares, no exercício do conversar e na prática do escrever. Nesse particular, entendemos por mudança a possibilidade dos alunos terem incluído em suas considerações as contribuições de seus parceiros, que podem ser identificadas no discurso e na condução das abordagens subsequentes.

Essas observações fazem referência ao caráter pedagógico das ações realizadas no espaço escolar, porquanto nem tudo que se realiza nesses espaços pode ser assim denominado.

As interações linguísticas se alimentam do saber de todos, conferindo ao espaço de trocas a dimensão plural. Conversas que ascendem à interações linguísticas resultam em aprendizado que podem evoluir à categoria de conhecimento quando incorporado às ações de quem os construiu.

A recorrência desse processo formativo na Escola Interativa torna cada vez mais claro e disponível o espaço caminhado, o que faz o caminhar mais firme e seguro. Por outro lado, o construído se conserva na memória que evocado, como uma onda, revisita inúmeras vezes o mesmo chão, reorganiza o que está sobre ele, tornando tudo mais acessível, seguro e previsível.

Vivamos a paz.

Para saber mais acesse: https://www.escolasinterativas.com.br/artigos/conteudo

Conheça também

Nossa Escola

Educação Infantil