Concepções

ESCOLA INTERATIVA.
O jeito humano de aprender.

"A escola é um sistema aberto, autônomo, artificialmente construído e especialmente orientado para o exercício e aprendizado da convivência humana. A especificidade das aprendizagens humanas refere-se à criatividade de suas produções e, no contexto escolar, faz referência ao processo de apropriação do acervo de conhecimento acumulado na cultura humana como também ao desenvolvimento de habilidades de produção de cultura pelos jovens."

Adalgiza C. Balieiro

"Nenhum conteúdo é isento do espaço que o contém."

Adalgiza C. Balieiro

"Em Educação, a base é o FUNDAMENTAL."

Adalgiza C. Balieiro

"Cooperação - uma relação de ajuda."

Adalgiza C. Balieiro

"Conceito - uma construção inacabada; quando acaba tem prazo de validade."

"OS TRÊS PILARES DA EDUCAÇÃO INTERATIVA
Participar - um direito
Colaborar - um aprendizado
Solidariedade - um princípio."

Adalgiza C. Balieiro

"Educar para o futuro - Não sabemos como será a vida no futuro. Qualquer predição nesse sentido é só uma extrapolação do presente. Se desejarmos fazê-la devemos conceber nossos atos em liberdade com responsabilidade.
Construção do mundo - O mundo que vivemos, nós o construímos no nosso viver cotidiano. Como poderíamos então, especificar um futuro que não nos pertencerá por que será feito pelo viver de nossos filhos e não pelo nosso? Isso nos leva a considerar a legitimidade do outro.
Nós vivemos no presente, o futuro é um modo de estar no presente; e o passado também."

Humberto Maturana