Escola em Ribeirão Preto de Educação Infantil e Ensino Fundamental

Fale conosco (16) 3621-4650

Astrolábio

31/07/2020



"Um mesmo céu" é a produção coletiva elaborada pelas crianças do Nível II. Desfrutem dela e das fotos de seus astrolábios!

Observamos o céu em diferentes horários. Percebemos mudanças. Dependendo do local em que você está, o céu é diferente. As nuvens, a cor, a temperatura, as estrelas, o clima... Tudo é diferente.

De manhã o céu estava com uma cor bem clara e com um pouco de nuvens. Ele estava ensolarado e com alguns pássaros. A temperatura era 26°C. Da casa de alguns dava para ver a cidade. Com a luz, dava para ver muito bem o estava lá fora. Foi possível ver também plantas e fios de eletricidade.
No meio do dia começou a ficar mais calor. Começou a aumentar a temperatura. As nuvens ficaram mais claras por conta da luz.

No fim da tarde o céu estava com a coloração azul e com nuvens alaranjadas. Vimos pássaros e papagaios em bandos e separados. A temperatura era 31°C. Nós observamos o céu por mais de um dia, no mesmo horário. Percebemos que a coloração mudou de um dia para o outro. Nós observamos o céu meio escuro, rosa, laranja e azul. era muito bonito. tinham pássaros voando e, depois que escureceu, nós vimos várias estrelas, mas nenhuma Constelação.

De noite o céu estava muito escuro e não foi possível identificar muita coisa. Vimos várias estrelas no céu. Foi possível observar as Três Marias. Procuramos constelações e ficamos com a sensação de ter visto a de Escorpião, mas não temos certeza. Quando olhamos para o Cruzeiro do Sul, vimos apenas as quatro estrelas mais brilhantes. O modo mais fácil de achar o Cruzeiro do Sul é encontrar as Duas Guardas, que são estrelas extremamente brilhantes.

Então, nessa atividade aprendemos coisas sobre o céu que não sabíamos antes. Por isso, hoje nós o vemos de uma forma muito diferente. Para perceber as mudanças é necessário comtemplar o céu para entendê-lo, pois só quem contempla o céu é capaz de “ouvir e entender estrelas”.